Descrição enviada pela equipe de projeto. O Teatro Municipal de Guarda - TMG se localiza em Guarda, no interior de Portugal. Os edifícios ficam na região central da cidade, a sul dos limites da cidade antiga. O terreno está inserido no tecido urbano, mas não se relaciona diretamente ao espaços públicos adjacentes. O projeto propõe um caráter contextualista aparentemente invisível. Os novos edifícios foram concebidos para este local em particular, ocupando o espaço e se relacionando à infraestrutura urbana existente.
O complexo é composto por dois edifícios diferentes e autônomos, impondo uma certa independência no modo como se relacionam com o ambiente circundante. Não há vistas diretas para a cidade, já que os edifícios se abrem visualmente para uma paisagem mais distante. O bloco mais "pesado" em termos de cromáticos e formais, está em contato direto com a realidade urbana em contante mudança. O outro volume, menor, é recoberto com vidro e cria um contraponto ao primeiro bloco. Uma certa cumplicidade e reinvenção de linhas e formas foi estabelecida entre o contexto do entorno e a disposição dos novos edifícios. A implantação dos blocos cria espaços externos diferenciados mas não fragmentados, permitindo diversas apropriações.
Os edifícios constroem uma dependência tectônica do lugar, mostrando um desejo de revelar suas características formais específicas baseadas em seu próprio conteúdo. Os materiais das fachadas variam entre painéis de concreto reforçado com fibra de vidro, granito e vidro.